sábado, 23 de maio de 2015

Como preparar e como oferecer a papinha

Quando chega a hora de introduzir a comidinha na dieta do bebê é praticamente unânime entre as mães a dúvida de como preparar a papinha.

Esse post tem o objetivo de ensiná-las a montarem suas próprias receitas de forma PRÁTICA, equilibrada e variada para o bebê. E a oferecerem os alimentos de forma que favoreça a aceitação e a relação da criança com os alimentos.

Vamos lá!
Pra começar, é importante ter em mente que bebês menores de 1 ano estão em uma fase muito delicada e extremamente importante de aprendizado da alimentação. Nesta fase eles deverão conhecer a maior variedade possível de texturas e sabores naturais.
Por isso é importantíssimo não oferecer alimentos triturados, para que não atrapalhe o aprendizado da mastigação e das texturas; nem alimentos que contenham açúcares, como engrossantes (mucilon, sustagem, cremogema etc), biscoitos, industrializados e quaisquer preparações, para que o doce não atrapalhe a apreciação de outros sabores: azedo, salgado, ácido etc.

**Sucos e água de coco, além de desnecessários, poderão atrapalhar o aprendizado da ingestão de água!

Sendo assim, os lanches ideais para os bebês são as FRUTAS. Até 1 ano eles não precisarão de outro tipo de alimento nos lanches.

No começo, evite misturar as frutas e ofereça a maior variedade possível. Algumas, mais moles, podem ser oferecidas inteiras ou em pedaços grandes desde o início, como banana, mamão.
Mais pra frente, pode-se variar os lanches com creminhos grossos (frutas batidas com muito pouca água ou suco), picolés, frutas cozidas (maçã, pêra, abacaxi), com canela, com aveia etc

**Obs.: morangos e kiwis têm agrotóxicos demais, por isso devem ser evitados no primeiro ano.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Agora vamos falar das papinhas principais.

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria nos orientam que uma papinha principal equilibrada nutricionalmente deve conter ingredientes dos 5 grupos alimentares:

*Cereais e Tubérculos - arroz, macarrão, batatas, inhame, macaxeira

*Feijões - todos os feijões, grão de bico, lentilhas, favas, ervilhas

*Carnes e Ovos - peixe, boi, porco, carneiro, frango, ovos (inteiros)

*Verduras - todos as folhas e flores: brócolis, couve, repolho, espinafre etc

*Legumes - abóbora, cenoura, quiabo, tomate, beterraba, abobrinha, berinjela, pepino etc

---------------------------------------------------------------------------------------------

Então, o primeiro passo pra fazer a papinha é escolher 1 ingrediente de cada grupo, podendo escolher mais de um dos dos grupos de verduras e legumes.

As primeiras papinhas podem ser preparadas da forma mais simples possível: apenas cozinhando tudo (SEM SAL!) junto até que fique molinho e sem caldo. Amassar com um garfo e oferecer cada vegetal separadinho pra que o bebê compreenda os sabores individualmente.


Mais pra frente, conforme o bebê for exigindo mais sabores nas preparações, as papinhas vão ficando mais elaboradas. Elas podem ser preparadas da seguinte forma:

Após escolher os ingredientes principais (dos 5 grupos de alimentos) e as ervas e temperos que serão utilizados, o procedimento básico é:

1- Temperar a carne com ervas, alho, temperos naturais

2- refogar (de preferência no azeite) alho e/ou cebola

3- refogar a carne (no caso de peixes, acrescentar mais tarde para não desmanchar)

4- acrescentar os demais alimentos

5 - cobrir com água e cozinhar em fogo brando até que o caldo seque completamente


Através desses 5 passos dá pra fazer uma variedade imensa de papinhas diferentes. Refogar o alho/cebola e adicionar ervas e temperos, dará à preparação muito sabor sem a necessidade do uso do sal.


#Dica:

**Alguns ingredientes podem ser batidos no liquidificador para virarem molho.

**A beterraba é um coringa na hora de dar aquela cor, sem precisar de extratos e molhos prontos.

***A comida que não foi pro prato pode ser congelada em cubas de gelo bem higienizadas, dentro de sacos próprios para alimentos. Depois podem ser desenformadas dentro do mesmo saco, fechado com um nó falso. Assim pode-se utilizar um ou mais cubinhos por vez, mantendo o restante congelado.

***Os alimentos congelados devem preferencialmente ser descongelados em banho Maria, para manter suas propriedades.


A partir dos 9 meses, a criança já deverá estar comendo as texturas originais dos alimentos, sem amassar. Podendo ser introduzida a alimentação da família.

Para isso, as refeições precisarão seguir os mesmos critérios da alimentação da criança: conter ingredientes dos 5 grupos de alimentos, não conter industrializados, como embutidos (presunto, lingüiça, salsicha, calabresa etc), caldos e molhos prontos etc. Os ingredientes devem ser naturais e deve haver moderação no uso do sal.

É muito importante lembrar de variar as preparações. Por exemplo, se hoje foi arroz, peixe, cenoura e espinafre, amanhã pode ser carne, couve, abóbora e macarrão. Uma vez por semana pode-se variar o ingrediente do grupo dos feijões, para que haja familiarização com alimentos diferentes.


**É importante que os feijões sejam deixados de molho por no mínimo 8 horas, para evitar que o bebê tenha gases ou outros desconfortos gastrintestinais. A água do remolho deve ser descartada sempre.

Lembrando sempre que os alimentos devem ser introduzidos com muita calma e paciência, respeitando o tempo e as individualidades de cada bebê.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, um alimento deve ser oferecido até 15 vezes, de diferentes formas, para se chegar à conclusão de que a criança não gosta.


Para uma consulta individualizada para seu bebê ter a melhor introdução alimentar possível, basta ligar e agendar:
(79) 3041-2555 (CREMEDI)
Para atendimento domiciliar Personal Diet Baby
(79) 9148-3237
Pryscilla Rodrigues - Atendimento humanizado em Nutrição Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário