terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

1000 Dias - Janela de Oportunidades


Você sabia que nos primeiros 1000 dias de vida do ser humano (9 meses de gestação até mais ou menos 2 anos de idade) ocorre uma intensa programação do organismo?
Isso quer dizer que o meio ambiente, os estímulos, a alimentação, irão determinar como funcionará o metabolismo e como ocorrerá o desenvolvimento cognitivo do indivíduo PRO RESTO DA VIDA.

Esse período é chamado de "janela de oportunidades" e tem recebido bastante atenção científica no mundo inteiro devido à sua relevância para a saúde do ser humano.

2 anos passam muito rápido, não acha?
Mas para serzinhos tão frágeis, 2 anos podem significar saúde física e emocional pro resto da vida.

Então, você não acha que vale a pena o sacrifício para dar ao seu bebê o alimento mais perfeito e suficiente do mundo, que é produzido pela mamãe dele: o leite materno?
Não vale a pena superar a ansiedade e esperar o tempo certo pra dar cada alimento pro seu bebê?
Não vale a pena ensiná-lo a se deliciar com comida de verdade, com sua textura e sabor originais?
Não vale a pena criar nele um paladar diferente do seu e do meu, viciados em açúcar, sal e gordura?
Não vale a pena dar a ele uma qualidade de vida muito melhor que a sua?

Não vale a pena ficar com ele o máximo de tempo possível, deixando que ele aproveite ao máximo o seu cheirinho, sua voz, seu colo, seus carinhos, sua segurança, seu afeto?

Reflita com carinho: O que você acha que vale a pena fazer pela SAÚDE do seu filho?
Aproveite os primeiros 1000 dias do seu filho, eles passarão rápido demais e nunca mais voltarão.

Alimentação Complementar - RESUMO


ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR - Resumão baseado nas recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Lembrando que até 1 ano o Leite Materno é o PRINCIPAL ALIMENTO pro bebê, a comidinha apenas o complementa.

ÁGUA deve começar a ser oferecida no mesmo tempo que a alimentação complementar, a partir dos 6 meses. Oferecer o tempo todo (exceto durante refeições), até a criança criar o hábito de consumir água.

Seu futuro, você decide!


A boa notícia é que você é capaz de mudar esse futuro.
A nossa alimentação é capaz de modificar nossa genética, ativar e desativar genes bons e ruins.

Escolher todos os dias comer comida de verdade, dar atenção, respeitar e cuidar do próprio organismo, pode nos ajudar a desativar alguns genes ruins que, inclusive, seriam herdados pelos nossos filhos, provocando, por exemplo, diabetes, câncer, hipertensão.

Da mesma forma, a boa alimentação na gravidez, o aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida do bebê, a introdução alimentar adequada e a formação de hábitos saudáveis na criança vão favorecer a saúde da criança pro resto de sua vida.

Cuide-se!
Amamentar é uma arte.
Infelizmente a grande maioria das mulheres tem dificuldades com a amamentação e, em alguns casos (como o meu), ler todo tipo de dicas e regrinhas sobre amamentação não é suficiente para conseguir uma pega correta.
Dores, rachaduras, feridas e endurecimento das mamas são sinais de que algo está errado. Quando o bebê consegue abocanhar corretamente a mama, nada disso acontece.
Este é um resumo com o que julgo ser o mais importante para uma pega correta da mama:
-----------------------------------------------------------------------------------
O estresse prejudica a saída do leite, por isso a importância da mãe estar tranquila na hora de amamentar.

Abocanhar bem a aréola evita o atrito com o mamilo, a hipersensibilidade e os ferimentos, além de promover a total saída do leite, evitando que ele se acumule e "empedre".
Em casos de bicos pequenos e invertidos, massagens com as mãos e com sugadores manuais ajudarão a salientar os mamilos, facilitando a sucção do bebê.
Em caso de aréolas muito grandes, poderá ser necessário pinçar toda a aréola com os dedos indicador e polegar e "enfiar" na boquinha do bebê, para que ele consiga abocanhar todo o volume necessário.

É preciso que a mãe e o bebê estejam totalmente confortáveis, pois a amamentação, principalmente nos primeiros dias, é constante.
---------------------------------------------------------------------------------------

Caso nenhuma dica resolva seu problema, não perca tempo, corra pro Banco de Leite, lá você receberá todo suporte para aprender a amamentar, extrair e armazenar o seu leite.

Segue o endereço e contato do Banco de Leite Marly Sarney, em Aracaju:
Rua Recife, s/n
José Conrado de Araújo - ARACAJU / SE
Cep: 49085-310
Telefone: 79-3226-6335 - Fax: 79-3226-6338

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Omeletinho de Cenoura e queijo- Receita Deliciosa

Período letivo começou e eu achei essa receitinha ótima pra mandar na lancheirinha da criançada pra escola. Ficou muito gostoso, e, já vou dizendo logo, você também vai querer comer. rsrsrs
A partir de 1 ano já pode comer desse omeletinho.

Rende 6 bolinhos:

Ingredientes:
  • 1/2 cenoura (grande) ralada
  • 1/2 cebola roxa bem picadinha ou ralada
  • azeite (pra refogar)
  • 1/2 colher (sopa) de Amido de milho
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) farinha integral (pode ser de aveia)
  • 1 colher de sopa de farinha branca
  • cebolinha a gosto
  • 1 fatia de queijo muçarela picada
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento químico
Preparo:
Refogue a cebola em um fio de azeite, acrescente a cenoura, sal e um pouquinho de água  (umas 5 colheres) e deixe cozinhar um poco. Dilua o amido em mais um tiquinho de água e adicione à mistura, mexendo até ficar transparente. Reserve.

No liquidificador ou processador, bata o ovo, a farinha e a cebolinha. Adicione a mistura de cenoura, o queijo, o fermento e, se precisar, sal, bata mais alguns segundos apenas para misturar.
Coloque em forminhas de silicone e leve ao forno até assar (faça o teste da faca).

Ficou tão gostoso que me arrependi por ter feito pouco (fiz metade desta receita).
Todos de casa aprovaram!



Também é uma ótima opção pra levar pro trabalho e não passar muitas horas com fome.


Se testar, me conte ;)

Até a próxima!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Diet ou Light, qual o melhor?

Eu poderia fazer um post inteirinho tentando te fazer compreender as diferenças entre os percentuais de qualquer ingrediente nos alimentos, que caracterizam os produtos light e diet. Mas sabe de uma coisa? Isso não ia mudar em nada a sua vida.

Calma, calma. Eu explico:
O título deste post poderia muito bem ser: O conto do Rótulo. rsrsrs
Na verdade essas informações que vêm na frente do rótulo são muito subjetivas e geralmente induzem o consumidor ao erro. Por exemplo, ter no rótulo bem grandão a palavra DIET não quer dizer que aquele produto seja apropriado para um público diabético. Aliás, se tiver "NÃO CONTÉM AÇÚCAR"na frente do rótulo, também não quer dizer que seja um produto apropriado pra seu ninguém.
E sabe porquê?
A realidade é chateante, eu sei, mas é preciso que você tenha conhecimento sobre ela.

A frente do rótulo e aquela tabelinha contendo a quantidade de sódio, gorduras, carboidratos etc, são totalmente manipuláveis pela indústria alimentícia.

Eles podem, por exemplo te dizer que aquele produto tem 0% de gorduras trans, quando a gordura utilizada naquele alimentos foi toda trans.

Eles podem te dizer que aquele produto é Diet ou Integral e fazer você pensar que é um ótimo alimento pra entrar no cardápio de um diabético, e quando você olha a tabelinha de trás do rótulo, tem pouquíssimos carboidratos ou tem fibras realmente.
Mas aí, você olha os INGREDIENTES e percebe que aquele produto é cheio de sódio, de edulcorantes artificiais cancerígenos, gorduras de péssima qualidade, e, pra completar, ainda tem um monte de corantes, aromatizantes, conservantes...
Imagina aí se uma comida cheia de ingredientes estranhos ao nosso organismo vai ser adequada pra uma pessoa que tem uma doença totalmente inflamatória? É claro que não!




Vamos mudar de estorinha agora.
Agora a personagem não é diabética, ela apenas quer perder um pouco de peso, ou quem sabe ter uma vida mais "light" (rsrs). O que ela faz?

Tem a "barrinha de cereais" normal e tem aquela sabor petit gateau LIGHT. Nossa personagem pensa: "Ê beleza! Muito sabor, poucas calorias." Aqui caberia perfeitamente aquela frase da moda que te chama de inocente. rs

Gente, será que a indústria alimentícia alcançou o poder de criar um alimento barato, que se mantém conservado sem refrigeração por anos, com o sabor da sua sobremesa hipercalórica preferida, com poucas calorias e ainda SAUDÁVEL? Mais uma vez: Será?
Leia também os INGREDIENTES e descobrirá aqueles mesmos edulcorantes artificiais, aromatizantes, conservantes etc etc e, sabe os "cereais"? É provável que eles não estejam lá. rs.
Será que perder peso agregando ao seu organismo esse tipo de substância é legal?

Quero deixar bem claro que isso não significa que todos os produtos industrializados são ruins (veja aqui, alguns bons), muito menos que comê-los vai fazer mal instantaneamente.
O objetivo deste texto é levá-los à reflexão para que tirem suas próprias conclusões.
Acreditamos que o mais importante é se alimentar com consciência.

Por isso leia sempre os INGREDIENTES de tudo o que vão consumir. Não confiem apenas na faixadas de rótulos, ou poderão cair numa cilada.

Espero que tenham gostado.
Até a próxima!