segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Diet ou Light, qual o melhor?

Eu poderia fazer um post inteirinho tentando te fazer compreender as diferenças entre os percentuais de qualquer ingrediente nos alimentos, que caracterizam os produtos light e diet. Mas sabe de uma coisa? Isso não ia mudar em nada a sua vida.

Calma, calma. Eu explico:
O título deste post poderia muito bem ser: O conto do Rótulo. rsrsrs
Na verdade essas informações que vêm na frente do rótulo são muito subjetivas e geralmente induzem o consumidor ao erro. Por exemplo, ter no rótulo bem grandão a palavra DIET não quer dizer que aquele produto seja apropriado para um público diabético. Aliás, se tiver "NÃO CONTÉM AÇÚCAR"na frente do rótulo, também não quer dizer que seja um produto apropriado pra seu ninguém.
E sabe porquê?
A realidade é chateante, eu sei, mas é preciso que você tenha conhecimento sobre ela.

A frente do rótulo e aquela tabelinha contendo a quantidade de sódio, gorduras, carboidratos etc, são totalmente manipuláveis pela indústria alimentícia.

Eles podem, por exemplo te dizer que aquele produto tem 0% de gorduras trans, quando a gordura utilizada naquele alimentos foi toda trans.

Eles podem te dizer que aquele produto é Diet ou Integral e fazer você pensar que é um ótimo alimento pra entrar no cardápio de um diabético, e quando você olha a tabelinha de trás do rótulo, tem pouquíssimos carboidratos ou tem fibras realmente.
Mas aí, você olha os INGREDIENTES e percebe que aquele produto é cheio de sódio, de edulcorantes artificiais cancerígenos, gorduras de péssima qualidade, e, pra completar, ainda tem um monte de corantes, aromatizantes, conservantes...
Imagina aí se uma comida cheia de ingredientes estranhos ao nosso organismo vai ser adequada pra uma pessoa que tem uma doença totalmente inflamatória? É claro que não!




Vamos mudar de estorinha agora.
Agora a personagem não é diabética, ela apenas quer perder um pouco de peso, ou quem sabe ter uma vida mais "light" (rsrs). O que ela faz?

Tem a "barrinha de cereais" normal e tem aquela sabor petit gateau LIGHT. Nossa personagem pensa: "Ê beleza! Muito sabor, poucas calorias." Aqui caberia perfeitamente aquela frase da moda que te chama de inocente. rs

Gente, será que a indústria alimentícia alcançou o poder de criar um alimento barato, que se mantém conservado sem refrigeração por anos, com o sabor da sua sobremesa hipercalórica preferida, com poucas calorias e ainda SAUDÁVEL? Mais uma vez: Será?
Leia também os INGREDIENTES e descobrirá aqueles mesmos edulcorantes artificiais, aromatizantes, conservantes etc etc e, sabe os "cereais"? É provável que eles não estejam lá. rs.
Será que perder peso agregando ao seu organismo esse tipo de substância é legal?

Quero deixar bem claro que isso não significa que todos os produtos industrializados são ruins (veja aqui, alguns bons), muito menos que comê-los vai fazer mal instantaneamente.
O objetivo deste texto é levá-los à reflexão para que tirem suas próprias conclusões.
Acreditamos que o mais importante é se alimentar com consciência.

Por isso leia sempre os INGREDIENTES de tudo o que vão consumir. Não confiem apenas na faixadas de rótulos, ou poderão cair numa cilada.

Espero que tenham gostado.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário