terça-feira, 31 de março de 2015

Neofobia Alimentar - Um problema que começa muito cedo


NEOFOBIA ALIMENTAR - "medo" de provar alimentos novos
A Neofobia alimentar inicia-se muito cedo, na infância, e provoca uma monotonia alimentar que leva à deficiência de nutrientes.
Uma introdução alimentar correta, levando em consideração: idade da introdução e apresentação dos alimentos; pode prevenir a ocorrência de neofobia alimentar.
A introdução de alimentos antes dos 6 meses, a oferta de alimentos liquidificados e de "suquinhos" como refeição no início da introdução alimentar, a oferta de açúcares ou alimentos muito adoçados desde muito cedo (antes dos 2 anos), a falta de variedade dos alimentos ofertados, a falta de contato e de familiarização com vários alimentos, a falta de estímulos e exemplos familiares... Tudo isso predispõe à neofobia alimentar.

OBS.: Muitas crianças iniciam introdução da alimentação complementar em creches e hoteizinhos, e muitas vezes frequentam as escolas em período integral, recebendo toda a alimentação de acordo com o cardápio do local. Com tamanha responsabilidade, é muito importante que  cardápio seja elaborado por um Nutricionista Infantil competente.

Por isso, papais e mamães, fiquem de olho no cardápio que é oferecido a seus filhos. Alimentos industrializados, adoçados e liquidificados não são adequados para menores de 2 anos.

Pryscilla Rodrigues - Nutricionista Infantil
Consultório: (79) 3041-2555
(79) 9148-3127 (Whatsapp) | (79) 9865-3127

Nenhum comentário:

Postar um comentário